quarta-feira, 22 de junho de 2011

relatórios individuais do aluno 2011 (3º ANO) NORTEAMENTOS

Aluno k (em processo gradativo de aprendizagem)


Com base nos objetivos propostos no semestre e observação diária foi possível observar que o aluno apresenta interesse ,participação e gradativo crescimento nas atividades que envolve conteúdos específicos.Colabora na construção de regras para o bom convívio em grupo relacionando-se amigavelmente com professor e demais.A leitura e escrita está em processo de desenvolvimento o emprego de atividades dirigidas e acompanhamento individualizado faz-se necessário .A interpretação e oralidade desenvolve-se gradualmente paralelo a aquisição e ampliação da leitura. Escreve ,ordena e amplia frases , formando pequenos textos os mesmos passam por restruturação de idéias e analises da ortografia seguido de treinos ortográficos e intervenções necessárias. A criatividade precisa ser estimulada com novas leituras de gêneros diversos observando preferência do aluno para melhor envolvimento e motivação afim de promover avanços . Nas atividades de ortografia desenvolve construções com padrões simples e alguns complexos, apresenta conflitos em nasalizações (m /n)antes de P e B . Emprega som das letras com fonemas parecidos(f,v/t,d/,b,p/). Conforme teste da psicogênese encontra-se no nível ............. vale ressaltar que houve avanços mediante intervenções de reagrupamentos semanais , atendimento individualizado e reforço. Na parte gramatical reconhece alguns sinais de acentuação , ordem alfabética, alguns sinônimos e antônimos e substantivos (foco no uso não na nomenclatura) ,classifica as palavras quanto ao número de sílabas e reconhece parcialmente sílaba tônica..
O aluno realiza cálculos com adição e subtração simples com entendimento em algumas situações faz-se necessário uso de material concreto(sapateiras,canudos,tampinhas,material dourado...) especialmente em agrupamentos e desagrupamentos para melhor sistematizar as operações. Resolve situações problemas simples. Compõe e decompõe números segundo ordens e classes até ( .......................),reconhece operações envolvendo valores monetários: preço /troco.Apresenta idéia de multiplicação através do (dobro ,trilpo).
O aluno apresenta boa oralidade , expressando de modo organizado suas idéias e pensamentos. Manifesta suas emoções e limitações.Compreende a importância da preservação do meio ambiente para vida no planeta , Em
Prega conhecimento de lateralidade para localização e deslocamento no espaço escolar e convívio social. Reconhece a ação do homem e fenômenos da natureza na modificação de paisagens e meio ambiente. Reconhece a importância dos bons hábitos alimentares e emprego da boa higiene para boa saúde .
O aluno concluiu o semestre com necessidade de maior desempenho cognitivo vencendo parcialmente os planejamentos ora propostos. Os atendimentos individualizados, reforço , projetos específicos deverão ser dinamizados no início do próximo semestre afim de ajudar o aluno nas suas dificuldades e ampliar seus conhecimentos de leitura ,escrita e raciocínio lógico. .



Aluno x (ótimo aproveitamento)

Com base nos objetivos propostos no semestre o aluno demonstrou ótimo aproveitamento. Coopera para o crescimento da turma no todo atendendo a regras de convivencia ,interação e participação. Vale ressaltar a responsabilidade ,assiduidade e comprometimento diário com as atividades escolares além de solicitude junto aos colegas e professora. No desenvolvimento da leitura , escrita e oralidade apresenta avanços significativos.Lê com fluência textos diversos (contos ,poesia, fabulas,quadrinhas ) com boa pontuação e entonação. Apresenta boa interpretação e oralidade desenvolvida.Escreve ,ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos. O texto apresenta
Criatividade atendendo ao gênero proposto. Nas atividades de ortografia tem ótimo desempenho nas construções com padrões simples ,nasalizações (m /n)antes de P e B (~), uso do nome próprio e aplicações do mesmo. Apresenta e emprega som das letras com fonemas parecidos(f,v/t,d/,b,p/ x/ch,g/j ) Emprega R iniial ,RR, R brando. Representa e diferencia som das vogais E/I;O/U.Quanto a parte gramatical ,conhece e emprega acentos, encontros vocálicos,ordem alfabética,(apresenta e emprega no contexto),classifica as palavras quanto ao numero de sílabas. Reconhece e emprega pontuação (ponto final ,exclamação,interrogação) .Faz uso do dicionário.Quanto ao raciocínio lógico matemático o aluno reconhece os números naturais e sistema de numeração decimal,realiza agrupamentos de unidade dezenas ,centenas. Reconhecendo 1ª classe e ordens dos números até centena.Realiza escritos por extenso até 999,compondo e decompondo os mesmos.Realiza cálculos com adição e subtração simples com entendimento e aplicabilidade.Nas operações com agrupamentos e desagrupamento necessita de emprego de material concreto para melhor sistematizar as operações.
Resolve situações problemas empregando a lógica e raciocínio. Reconhece operações envolvendo valores monetários: preço /troco.Apresenta idéia de multiplicação (dobro ,triplo) e divisão através de metades iguais.Nas aplicações de grandezas e medidas reconhece horas exatas ,metro,centímetro calendário.
O aluno comunica-se com clareza ,expressando de modo organizado suas idéias e pensamentos. É expressivo e manifesta suas emoções e limitações.Compreende a importância da preservação do meio ambiente para vida no planeta ,demonstra interação e conhecimento nas áreas (história ,geografia ,ciências) Em
Prega conhecimento de lateralidade para localização ,deslocamentos no espaço escolar e lugares de convivência.
Reconhece a ação do homem e natureza na modificação de paisagens e meio ambiente.Compreende a importância da boa alimentação e hábitos de higiene para uma vida saudável.
O aluno concluiu o semestre com ótimo aproveitamento e bom desempenho cognitivo.




ALUNO Z (BOM)


Observando diariamente o desempenho do aluno e relacionando aos objetivos propostos no semestre o mesmo apresentou bom aproveitamento.Participa com interesse e produtividade nas atividades do cotidiano escolar contribui positivamente para construção e efetivação de regras em sala. O desenvolvimento na leitura , escrita e oralidade desenvolve-se gradualmente sem maiores conflitos. Lê textos diversos (contos ,poesia, fabulas,quadrinhas ) com boa pontuação e entonação apresenta boa interpretação e oralidade . Escreve ,ordena e amplia frases ,formando textos criativos atendendo ao gênero proposto. Nas atividades de ortografia emprega padrões simples e complexos demonstra compreensão do sistema alfabético, grafa nasalizações (m /n)antes de P e B (~), uso do nome próprio e aplicações do mesmo. Apresenta e emprega som das letras com fonemas parecidos(f,v/t,d/,b,p/ x/ch,g/j ) Emprega R iniial ,RR, R brando. Representa e diferencia som das vogais E/I;O/U.Quanto a parte gramatical ,conhece e emprega acentos, encontros vocálicos,ordem alfabética,(apresenta e emprega no contexto),classifica as palavras quanto ao numero de sílabas. Reconhece e emprega pontuação (ponto final ,exclamação,interrogação) .Faz uso do dicionário.Quanto ao raciocínio lógico matemático o aluno reconhece os números naturais e sistema de numeração decimal,realiza agrupamentos de unidade dezenas ,centenas. Reconhecendo 1ª classe e ordens dos números até centena ,inicialmente foi necessário uso de material concreto (material dourado ,sapateiras ,Q.V.L.)para melhor sistematização. Realiza escritos por extenso até 999 com poucos erros ortográficos compondo e decompondo os mesmos.Realiza cálculos com adição e subtração simples com entendimento e aplicabilidade.Nas operações com agrupamentos e desagrupamento necessita de emprego de material concreto para melhor sistematizar as operações.Resolve situações problemas empregando a lógica e raciocínio.Reconhece operações envolvendo valores monetários: preço /troco.Apresenta idéia de multiplicação através do (dobro ,trilpo) noção de divisão através de metades.
O aluno comunica-se bem, expressa de modo organizado suas idéias e pensamentos. Manifesta suas emoções e limitações.Compreende a importância da preservação do meio ambiente para vida no planeta ,demonstra interação e conhecimento nas áreas de conhecimentos gerais (história ,geografia ,ciências). Compreende a importância de uma boa alimentação para uma vida saudável e apresenta bons hábitos de higiene.Emprega lateralidade no reconhecimento do espaço escolar e ambientes de convivência. Reconhece a ação do homem e fenômenos da natureza na modificação de paisagens e meio ambiente.
O aluno concluiu o semestre com boa participação e bom desempenho nas atividades propostas.


Aluno M (em processo gradativo de aprendizagem na escrita e leitura e bom desempenho matemático)

Com base nos objetivos propostos no semestre e observação diária foi possível observar que o aluno relaciona-se amigavelmente com o grupo.Participa timidamente das atividades que exige oralidade e opiniões embora tenha interesse e curiosidade nas contruções do cotidiano escolar .Quanto aos aspectos cogntivos apresenta dificuldade na assimilação dos conteúdos . A leitura e escrita está em processo de desenvolvimento .O emprego de atividades dirigidas e acompanhamento individualizado faz-se necessário .A interpretação e oralidade desenvolve-se gradualmente paralelo a aquisição e ampliação da leitura. Escreve ,ordena e amplia frases , formando pequenos textos os mesmos passam por restruturação de idéias e analises da ortografia ,seguido de treinos ortográficos e intervenções necessárias. A criatividade precisa ser estimulada com novas leituras de gêneros diversos ,observando preferência do aluno para melhor envolvimento e motivação afim de promover avanços . Nas atividades de ortografia desenvolve construções com padrões simples e alguns complexos, apresenta conflitos em nasalizações (m /n)antes de P e B . Emprega som das letras com fonemas parecidos(f,v/t,d/,b,p/). Conforme teste da psicogênese encontra-se no nível ............. vale ressaltar que houve avanços mediante intervenções de reagrupamentos semanais , atendimento individualizado e reforço. Na parte gramatical reconhece alguns sinais de acentuação , ordem alfabética, alguns sinônimos e antônimos e substantivos (foco no uso não na nomenclatura) ,classifica as palavras quanto ao numero de sílabas e reconhece parcialmente sílaba tônica. Nas atividades matemáticas o aluno apresenta maior entendimento e avanços ,realizando e concluindo as atividades com especial interesse e aprimoramento. Realiza cálculos com adição e subtração simples, com entendimento. Desenvolve operações com agrupamentos e desagrupamentos .Emprega composições e decomposições envolvendo dezenas centenas até(..........). Resolve situações problemas simples usando raciocínio e lógica , reconhece operações envolvendo valores monetários: preço /troco. Apresenta idéia de multiplicação através do (dobro ,trilpo). Emprega noções de medidas (tempo ,horas ,metro ,centímetro). O aluno apresenta boa oralidade , expressando de modo organizado suas idéias e pensamentos. Manifesta suas emoções e limitações. Compreende a importância da preservação do meio ambiente para vida no planeta , Emprega conhecimento de lateralidade para localização e deslocamento no espaço escolar e convívio social. Reconhece a ação do homem e fenômenos da natureza na modificação de paisagens e meio ambiente. Reconhece a importância dos bons hábitos alimentares e emprego da boa higiene para boa saúde .
O aluno concluiu o semestre com necessidade de maior desempenho cognitivo nas áreas de linguagem escrita ,leitura e interpretação . Vencendo parcialmente os planejamentos ora propostos. Os atendimentos individualizados, reforço , projetos específicos deverão ser empregados no início do próximo semestre afim de ajudar o aluno nas suas dificuldades e ampliar seus conhecimentos de leitura ,escrita e raciocínio lógico. Nas atividades matemáticas o aluno venceu com bom potencial e desenpenho.




.

8 comentários:

  1. fIQUEI MUITO FELIZ COM SEU TRABALHO . ELE IRÁ ME AUXILIARA CONTRUIR O MEU .
    OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Suas sugestões de relatórios vão me ajudar muito a elaborar os meus. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu trabalho,seus relatórios irão me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns achei excelente seus relatórios vão me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  5. É um ótimo relatorio, muito bom para me ajudar usarei como exemplo

    ResponderExcluir
  6. Usarei como exemplo para a construção dos meus relatórios,parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Otimo seu exemplos de relatorio colego me ajudou muuuuito sempre que precisar vou consultar seu blog. Deus abençoe .

    ResponderExcluir